11 REGRAS DE OURO PARA CRIAÇÃO DE ARTE DE OUTDOOR
08/08/2016
1) MENOS É MAIS – Numa arte de outdoor, é preciso ser muito direto na mensagem que será passada. Isso porque o outdoor é uma mídia de rua, que recebe alguns poucos segundos de atenção do seu público. Portanto busque o máximo de objetividade tanto nos textos quanto nas imagens.
2) LEGIBILIDADE – É recomendado utilizar tipos de letras (fontes) que apresentem fácil leitura. Uma ótima forma de testar uma arte é simular a visualização a longa distância. Um erro muito comum é misturar muitos tipos de letras, isso normalmente não traz bons resultados. Procure usar no máximo duas fontes diferentes numa arte. Fontes muito finas também costumam desaparecer na arte.
3) IMAGENS ATRAENTES – Existe uma expressão popular de autoria do filósofo chinês Confúcio que é muito aplicável para o outdoor “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Um outdoor tem o poder de passar grandes mensagens somente com uma boa foto ou desenho.
4) ABUSE DAS CORES – Neste ponto vale alguns cuidados especiais na utilização de algumas cores, como por exemplo Preto, que tende a deixar a arte apagada. Recomendamos evitar também o uso da cor Verde em tons médios e escuros pois muitos painéis estão localizados próximos a vegetações o que reduzirá o impacto da arte. A dica é usar cores quentes e vibrantes sempre com muito contraste.
5) FOCO NA MENSAGEM – Aqui a dica é evitar redundância ou excesso de informações. Por exemplo: Divulgar dois telefones para contato não é necessário. Outro erro é divulgar website, email e facebook na mesma arte, todos são meios de contato digitais que levarão o cliente para o mesmo lugar, neste caso escolha o melhor para divulgar. Também erra-se muito criando grandes frases que poderiam ser simplificadas com facilidade, trazendo mais objetividade na informação.
6) QUEM É O CLIENTE? – Nunca caia na armadilha de criar anúncios de outdoor levando em conta seu gosto pessoal. Um anuncio de outdoor visa atrair um público específico e portanto deve ser pensado para ele. Sempre se pergunte “O Cliente vai gostar?”
7) ATENÇÃO PARA A MARCA – Uma arte deve valorizar a marca de quem anuncia. O resultado da campanha pode ficar comprometido se a marca de quem anuncia não está bem dimensionada e clara para o cliente.
8) EQUILÍBRIO DOS ELEMENTOS – Uma boa distribuição dos objetos trazem harmonia para a arte gerando maior leitura e mais fixação da informação.
9) CHAME A ATENÇÃO – Um outdoor precisa ser atrativo, isso é possível usando muita criatividade, contraste de cores, fotos e desenhos inusitados. Quanto mais criativo melhor. Uma estratégia que normalmente funciona na propaganda é usar doses de humor. Mas sem exageros!
10) REVISE OS TEXTOS – Erros de português geram propaganda negativa.
11) DEIXE COM QUEM ENTENDE – Normalmente o menor custo de uma campanha de outdoor está na criação da arte. Pouco adianta lotar a cidade com diversos pontos se a arte não for atrativa. A dica é: Contrate sempre empresas ou profissionais especializados como Agências de Publicidade ou Designers Gráfico.
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